Atividades do 3ª encontro
Comentário
Nesse
jogo de simulação os alunos revisam e aprendem alguns conteúdos de geometria,
álgebra, porcentagem, os quais terão que ter conhecimentos prévios para
realizar esses cálculos nos conteúdos do ensino médio, que estão inseridos
dentro deles.
É um
teste que além dos alunos recordarem, faz com que aprendem por eles mesmos.
Muitos cálculos podem acontecer que alguns alunos terão que pesquisar, fazendo com que adquirem conhecimento, usando o seu próprio raciocínio para chegar à resolução correta. Isto leva o aluno a um aprendizado mais eficaz.
Comentário
Neste jogo é testado os conhecimentos sobre Pitágoras, levando em consideração que o alunos devem dominar Potenciação, radiciação, altura de um triângulo e transportar um termo para o outro membro dominando os sinais. Bem como a realização dos cálculos. Também, faz o aluno raciocinar, observar todos os passos para realização do teorema de Pitágoras, chegando aos resultados divertindo-se, sabendo a suas respostas corretas e erradas através do escore, podendo então, revisar as atividades que errou, aprendendo e conceituando o seu aprendizado.
Neste jogo é testado os conhecimentos sobre Pitágoras, levando em consideração que o alunos devem dominar Potenciação, radiciação, altura de um triângulo e transportar um termo para o outro membro dominando os sinais. Bem como a realização dos cálculos. Também, faz o aluno raciocinar, observar todos os passos para realização do teorema de Pitágoras, chegando aos resultados divertindo-se, sabendo a suas respostas corretas e erradas através do escore, podendo então, revisar as atividades que errou, aprendendo e conceituando o seu aprendizado.
Comentário
Faz o aluno pensar, raciocinar rápido, uma vez que tem tempo estipulado. Esse jogo de função é muito bom para o aluno fixar as funções para realizar as atividades que nelas estão inseridas. E, ainda o aluno tem que passar de fase para realizar a outra, caso errar o aluno retorna a fase até acertar todas para passar para a fase seguinte. Uma boa atividade para os alunos fixarem o conteúdo de funções.
Atividades do 1º e 2º Encontro
A Matemática surgiu desde os primeiros indivíduos que surgiram na Terra, e está ao nosso redor constantemente. Devemos fazer uso dela com muito cuidado, qualquer erro pode ser fatal. Mas hoje em dia com a tecnologia, é só entrarmos em sites e vídeos sobre qualquer conteúdo que as explicações estão bem detalhadas. Segue alguns espero que seja útil.
Um site muito interessante, com conteúdos e jogos.
Bússula Escolar: Matemática Ensino fundamental e Médio
Objetos de aprendizagem UNIJUÍ
Aprenda Matemática Financeira
Toda matemática é fácil desde que entenda o processo do seu desenvolvimento. Portanto, é só estudar.
http://www.matematicamuitofacil.com/
Álgebra, Número e Função.
Aprenda se divertindo no Portal do Professor - MEC
Início de sua História.
Álgebra, Número e Função.
Aprenda se divertindo no Portal do Professor - MEC
Início de sua História.
Veja como é importante a Matemática Interativa.
Olímpíada se Matemática para crianças. Nele também se encontra para outras disciplinas. Visitem
é muito divertido.
Atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Estamos em uma época em que não podemos fugir dos Jogos Digitais, nossos educandos imploram que usamos esses recursos no desenvolvimento das aulas.
Vídeo Teorema de Pitágoras
Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
Planos de aula do Portal do Professor MEC
Comentário
Um trabalho envolvendo matemática e tecnologia. Diante da realidade que estamos enfrentando nas escolas, os educandos sem estímulo ao aprendizado, é uma alternativa de instigá-los a buscar conhecimento dentro da realidade em que a nossa sociedade se encontra, e onde os alunos estão inseridos. Acredito que usar o WebQuest fortalecerá no educando o seu interesse em aprender de uma forma divertida. Como soubemos o WebQuest que é um roteiro de pesquisa e ao indicar os sites como por exemplo nessa aula Sistema Monetário Brasileiro, nossos alunos adquirem conhecimento de sua história, começam a ser críticos ao relacionar o salário mínimo ao consumo, de habitação, alimentos e transporte de uma família. Tornarão cidadãos conscientes da realidade em que o Brasil se encontra. Esse trabalho traz um benefício tanto para o educando que será o investigador/construtor do seu aprendizado como para o professor orientador/mediador desse processo.
Comentário
Nota-se que nessa aula encontram-se as operacionalizações
de Angotti e Delizoicov (1990),
que acrescentam que
as atividades educativas podem ser desenvolvidas em três momentos pedagógicos
que são: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação
do conhecimento.
A Problematização Inicial começa envolvendo a
interdisciplinaridade: Meio Ambiente e Matemática. Aplicando de forma concreta
alguns conceitos matemáticos e fazendo questionamentos em sala de aula; para que o
aluno adquira a compreensão e a aplicabilidade no seu cotidiano utilizando
todas as medidas: massa; capacidade; comprimento e também volume e superfície,
incluindo a reciclagem, trabalho este, que muitos pais de nossos alunos
sustentem seus filhos, (segundo relato de uma aluna da EJA da Escola Hilda
Köetz a qual trabalho, ela ganha por mês até R$ 1.300,00 vendendo materiais
reciclados e, é com esse valor que ela sustenta a família).
A organização do conhecimento se faz no segundo
momento; na sala digital os alunos aprendem que “tudo pode ser reutilizado”,
como no site de “fábrica de brinquedos” podendo confeccioná-los, e outros sites
de pesquisa que se encontra nessa aula para adquirirem conhecimento sobre o
assunto.
A aplicação do conhecimento se encontra no terceiro
momento em sala de aula. Os alunos realizando os exercícios práticos e confeccionando os
brinquedos, utilizando o conhecimento adquirido nos dois momentos anteriores.
ANGOTTI, J.A.P.: DELI ZOICOK. Metodologia do Ensino de Ciências. São
Paulo: Cortêz, 1990.
Muito Bom Sali!
ResponderExcluirOs sites com a imagem correspondente foi uma boa ideia.
ResponderExcluirMara