Aula retirada do Portal do Professor:
Regionalização Mundial.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá perceber que o espaço geográfico é heterogêneo e que podemos reorganizá-lo a partir de determinados critérios estabelecidos.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceitos de Globalização, conhecimentos de utilização do mapa Mundi, leitura e interpretação de tabelas.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A):Professor(a), de maneira geral, esta aula é o início de um trabalho que busca a construção do conceito de região. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos desta aula colaborar com os sujeitos na compreensão das possibilidades de regionalização mundial compreendendo as diferenciações dos espaços a partir de determinados critérios. Neste primeiro momento, o objetivo específico é oportunizar reflexões e situações-limite iniciais acerca do tema.Cada uma das aulas deverá ser estruturada em momentos subseqüentes:
AULA 1
Momento 1: Inicialmente, a turma será disposta em círculo para facilitar o acolhimento e o diálogo e serão apresentadas as imagens abaixo, que apresentam perfis de alguns jogadores de futebol que atuam em seleções estrangeiras, mas são nascidos no Brasil. Trata-se de um convite ao tema, uma vez que os sujeitos ainda vivem as emoções da última Copa do Mundo de Futebol, disputada na África do Sul, e as expectativas da abertura dos jogos no Brasil, em 2014.
Disponíveis em http://www.istoe.com.br/reportagens/78140_LEGIAO+ESTRANGEIRA. Acesso em 30-04-2012
O grupo, conjuntamente, fará a leitura e o debate a partir de tais imagens e dos dados que elas trazem para que se possa problematizar a seguinte questão:
O que teria levado tais jogadores brasileiros a viver em outro país?
Momento 2: A leitura e reflexão da tabela abaixo tem o intuito de aprofundar o debate, apresentando aos sujeitos as diferenças sócio-econômicas entre alguns países selecionados.
q
Disponível em http://www.istoe.com.br/reportagens/77855_UMA+COPA+COM+OUTRA+CARA. (acesso em 30/04/2012.)
Momento 3: A partir da análise das imagens e da tabela, assim como do debate proposto, os alunos devem responder as questões que seguem:
- Considerando os aspectos sociais e econômicos, caracterize, de maneira geral, as condições da maior parte da população dos países procurados pelos jogadores de futebol brasileiros no exterior.
- Baseado na tabela, destaque dois aspectos apresentados que, em sua opinião, marcam importante discrepância em relação aos países analisados.
- Considerando os dois aspectos escolhidos na questão anterior, tente construir argumentos que justificariam tal discrepância.
AULA 2
Momento 1: Será entregue um impresso com as três representações abaixo. Sua leitura e reflexão contribuem para um olhar sobre um mundo fragmentado. A proposta é que sejam realizadas observações, relações e analogias a partir deste material.
Mapa-mundi
Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br/img/mapas_coloridos/mapa_mundi_jun.jpg (acesso em 30/04/2012).
Países Exportadores de Brinquedos
Disponível em http://www.worldmapper.org/images/largepng/57.png (acesso em 30/04/2012).
Crianças Abaixo do Peso
Disponível em http://www.worldmapper.org/images/largepng/182.png (acesso em 30/04/2012)
É muito importante que o(a) professor(a) explique aos alunos que as duas útlimas representações (Países Exportadores de Brinquedos e Crianças Abaixo do Peso) são anamorfoses. Os dois outros mapas inseridos acima são anamorfoses. Trata-se de representações espaciais que se utilizam da alteração das formas dos espaços representados para que o leitor tenha uma visão mais apurada sobre os processos geográficos estabelecidos. Pelas representações, percebemos que o mundo não é apenas um conjunto de cores e contornos, como o mapa-mundi nos revela. Há relações entre os espaços, negociações, contradições e uma série de outros movimentos sociais que os animam.Nestes casos, não há necessidade de legenda, uma vez que a própria ampliação/redução das formas dos países indicam sua maior/menor participação dentro do tema proposto.
Momento 2: Seguem algumas sugestões de questões que possam contribuir para ampliar o debate:
- Cada um a das representações trazem visões do planeta segundo alguns critérios estabelecidos. Discuta os critérios presentes em cada mapa.
- A análise do mapa-mundi não nos dá a dimensão dos processos que ocorrem por todo o planeta, diferente dos outros mapas. Em sua opinião, por que isto ocorre?
Momento 3: A partir do debate promovido em sala e da análise dos mapas abaixo, os alunos deverão responder às seguintes questões:
- Se você precisasse construir um mapa de sua sala de aula, quais critérios poderiam ser utilizados para as representações?
- Você concorda que o mesmo espaço pode ser representado de forma diferente, dependendo dos critérios estabelecidos? Justifique sua resposta.
- Observe as representações abaixo. Baseado no que discutimos até agora, explique o que leva a diferenciação das representações.
Disponíveis em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/www.geografiaparatodos.com.br (acesso em 30/04/2012).
AULA 3
Momento 1: Será proposta uma leitura conjunta do texto “Sem energia, sinal de tv ou rádio, sul-africanos não 'sentirão' a Copa” (disponível em http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/sem-energia-sinal-de-tv-ou-radio-sul-africanos-nao-sentirao-copa.html - acesso em 30/04/2011) e reflexão acerca do texto e das figuras já discutidas na última aula.
Momento 2: Baseados no texto apresentado e na imagem a seguir, o professor deve propor o debate. Seguem algumas sugestões de questões que podem contribuir:
Disponível em http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap020810.html (acesso em 30/04/2012).
- Você consegue perceber "pontos luminosos" e "pontos opacos" na imagem? O que provocaria tal situação?
- Em quais continentes teríamos mais "pontos luminosos"? E os "pontos opacos"?
- Qual é a situação específica do continente africano? O que a jutificaria?
- Considerando a condição de "ponto luminoso" apresentada pela África do Sul na imagem, que relações poderíamos fazer com o texto lido?
Momento 3: Os alunos devem, novamente responder a questão inicial do tema:
O que teria levado tais jogadores brasileiros a viver em outro país?
Retomando esta questão, espera-se que os alunos reelaborem o seu olhar inicial da discussão e possa sistematizar sua resposta no debate a partir do que discutiu nas últimas aulas.Neste momento, o professor também conseguirá avaliar o quanto a turma avançou dentro do tema.
Recursos Complementares
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 11ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Avaliação
Os alunos deverão participar ativamente de todos os diálogos e debates, com a apresentação de suas idéias
avaliadas pelo professor.
Analise do professor após realizar a atividade:
A utilização dos recursos na internet,proporcionarão a visualização de diferentes formas de ver resultados em diferentes tipos de mapas,como estes acima,onde vemos o Brasil e diferenças em relação a outros países,a extensão teritorial,ocupação e organização espacial.
ResponderExcluirA outra interação sobre regionalização mundial,mostra os países e os jogadores de futebol,a abordagem desse tema leva estes meninos a buscar o esporte profissional estrangeiro como forma de valorizaçao de seus dons e forma de melhorar socioeconômicamente.Também se vê aqui diferentes formas de visualizar um mapa,como estes,anamorfoses,sem legendas,onde o espaço mundial é demonstrado de forma aos tamanhos ali representados.