segunda-feira, 30 de abril de 2012

Posição geográfica do território brasileiro /Processo de ocupação

Comentário: A localização do espaço brasileiro,a abordagem no mapa mundi,aspectos físicos importantes no conhecimento da sua estrutura atual..A apresentação no processo,as diversidades nas ocupações regionais,observando-se as diferentes realidades  socioeconômicas resultantes deste contexto.
  

Aula do Portal do Professor 

IBGE Teen! Uma alternativa para o ensino-aprendizagem sobre a formação do território brasileiro.

O que o aluno poderá aprender com estas aulas: A posição geográfica do território brasileiro
O processo histórico de constituição do território brasileiro
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções cartográficas básicas para a compreensão de formas cartográficas como os mapas e as imagens de satélites.
Estratégias e recursos da aula
Sugerimos que esta atividade seja desenvolvida no laboratório de informática, ou em sala de aula no caso de projetos como o UCA (um computador por aluno).
Introdução
Fonte: Clip-Art.
Prezado(a) Professor(a),
O projeto de multimídia cartográfica denominado IBGE Teen! está disponível para consulta no endereço eletrônico <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>, sendo destinado ao público adolescente. disponibiliza informações estatísticas sobre o Brasil, seus estados e municípios, juntamente com mapas (do Brasil e do Mundo), jogos interativos, dentre outros.
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Página principal do projeto IBGE Teen. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>
Ao selecionar o módulo temático "Atlas Geográfico Multimídia" o interagente pode acessar outras seções, com destaque para: a) Conceitos gerais; b) A Terra; c) Mapas. As páginas dispõem de apresentações que contam com diversos recursos visuais – textos, figuras e ilustrações animadas, sobre Geografia e Cartografia, com o intuito de auxiliar na compreensão dos temas abordados. Além disso, pode-se consultar, em um atlas geográfico escolar em multimídia, mapas sobre diversos temas do Brasil e do mundo.
Sugerimos, a seguir, algumas atividades com vistas a auxiliar o processo ensino-aprendizagem sobre a localização geográfica e a formação histórico-econômica do território brasileiro, destacando o uso de imagens da seção "mapas", presente no módulo temático "Atlas Geográfico Multimídia", conforme demonstra a figura abaixo.
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Imagem da página principal do módulo temático Atlas Geográfico Multimídia. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>. Acesso em 30 Abr. 2012.

Atividade 01

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Fonte: Clip-Art.

A posição geográfica do território brasileiro

PASSO A PASSO
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Fonte: Clip-Art.
Professor(a),
O Brasil é um país muito extenso e limita-se com vários outros países. Utilize o mapa sobre "Divisões dos continentes", disponível em<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_034_divisao_continentes.pdf>, para mediar a construção de conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a posição geográfica do território brasileiro.
- Oriente os alunos para que observem atentamente o mapa a seguir:
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Divisões dos continentes. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_034_divisao_continentes.pdf>. Acesso em 30 Abr. 2012.
- Solicite que comparem as dimensões territoriais dos países mais extensos do mundo. Pergunte:
  • Quais são os seis países mais extensos?
  • Qual é a posição do Brasil em relação a esses países?
- Oriente os alunos para que observem a posição geográfica do território brasileiro. Questione:
  • Em relação ao Meridiano de Greenwich, o Brasil encontra-se localizado em qual hemisfério?
  • Em relação à linha do Equador, o Brasil encontra-se localizado em qual hemisfério?
- Ouça as opiniões dos alunos e, posteriormente, ressalte que o território brasileiro está totalmente localizado no hemisfério Ocidental (em relação a Greenwich) e cerca de 93% das terras de nosso país encontram-se localizadas no hemisfério Sul (em relação a linha do Equador).
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- Aproveite a oportunidade para lembrar aos alunos que, devido a grande extensão territorial no sentido leste-oeste, o Brasil possui três fusos horários diferentes. Sobre a mudança de quatro para três fusos horários no Brasil, ocorrida em 2008, acesse o endereço: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u395534.shtml>.
 - A partir das discussões sobre a extensão do território brasileiro, oriente os alunos para que observem, no planisfério político, a faixa litorânea (a leste) e os países que se limitam com o Brasil (a oeste). Para baixar o mapa, acesse o Atlas Geográfico em Multimídia disponível no site <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf>,  clique em MAPAS DO MUNDO e selecione a opção "Planisfério Político".
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Planisfério Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf>. Acesso em 30 Abr. 2012.
Agora, questione aos alunos:
  • Qual é o nome do oceano que banha o Brasil?
  • Por que o Brasil atrai tantos turistas (nacionais e estrangeiros) para o seu litoral? (enfatize a quantidade de praias presentes no litoral brasileiro e os tipos climáticos predominantes em nosso país, que favorecem a presença de sol e calor na maior parte do ano).
  • Quais países limitam-se com o território brasileiro?
 - Após ouvir as respostas dos alunos, direcione a atenção dos mesmos para a diversidade de paisagens naturais e culturais existentes em nosso território.
- Oriente os alunos para que observem os mapas sobre:
- a diversidade ambiental:
- as características demográficas:
- Auxilie-os para que façam diversas leituras, interpretando as cores e símbolos presentes em cada mapa.
- Solicite que, em grupo, organizem painéis estabelecendo correlações entre os diversos elementos físicos e humanos presentes nos mapas analisados e, posteriormente, promovam uma interação entre os grupos, em sala de aula, a fim de que construam conhecimentos de modo colaborativo.


Atividade 02

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Fonte: Clip-Art.

O processo histórico de constituição do território brasileiro

PASSO A PASSO
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Fonte: Clip-Art.
Professor(a),
- Agora que os alunos já estudaram sobre a localização do território brasileiro, a relação entre a extensão de nosso país e suas diversas paisagens naturais e culturais, direcione a atenção dos mesmos para que conheçam a história de ocupação e constituição do território nacional.
- Oriente os alunos para acessarem o site do IBGE Teen!, clicando no endereço: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>. Peça que selecionem o link "Mapas do Brasil" e, no eixo temático "FEDERAÇÃO E TERRITÓRIO", cliquem sobre o item "Político".
- Auxilie-os a fazerem uma leitura do mapa "Brasil Político". Solicite que observem o título, as linhas, as cores e os símbolos usados na legenda e esclareça possíveis dúvidas dos alunos a respeito dos elementos necessários para a leitura e a interpretação do mapa.
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Mapa do Brasil Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Pergunte aos alunos:
  • Como e por que o Brasil alcançou as dimensões territoriais que possui hoje?
- Para complementar a discussão, oriente os alunos para que acessem o endereço: <http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/11/06/metamorfose-poema-de-cassiano-ricardo-para-criancas/>, e leiam o poema a seguir:
METAMORFOSE

                                                 Cassiano Ricardo

 Meu avô foi buscar prata
mas a prata virou índio.

Meu avô foi buscar índio
mas o índio virou ouro.

Meu avô foi buscar ouro
mas o ouro virou terra.

Meu avô foi buscar terra
e a terra virou fronteira.

Meu avô, ainda intrigado,
foi modelar a fronteira:

E o Brasil tomou a forma de harpa.

 Em: RICARDO, Martin. Martim Cererê. 13. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

- Agora, questione-os:


Em quais versos do poema podemos identificar cada uma das etapas de ocupação do território brasileiro?
- Permita que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e, com base nos conhecimentos sobre a história do Brasil, criem um arquivo no editor de textos, explicando a evolução histórica das fronteiras e o estabelecimento dos limites do território brasileiro, desde o descobrimento até os dias atuais.

- Os alunos podem, ainda, realizar pesquisas em livros didáticos de Geografia ou em sites de busca na internet, como por exemplo: <http://www.brasilescola.com/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm>.


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